História da Empresa

Luiz Godinho, Limitada foi constituída sociedade em Fevereiro 1917.
Desde o ano 2020 que é a Empresa mais antiga no País com mais de 100 Anos de existência, sem interrupção familiar no ramo da Náutica e da Navegação Comercial, seguindo com 4ª Geração.

Nasceu junto ao Cais do Sodré, num edifício centenário, mesmo ao lado da Rua dos Remolares, local no passado de muitas Embarcações, Naus, Comércio, Bares onde muitos Marinheiros por aqui passaram e ficaram. A praia chegava até ao local onde nos encontramos por volta do ano 1870.

Este mesmo local (Esquina) foi uma Taberna Irlandesa, onde Eça de Queiroz escreveu muitos dos seus trechos…

O seu interior permanece intacto, respeitando a traça antiga do edifício, com os rebordos dos tectos trabalhado em estuque, e com chão de pedra ainda original. Uma das paredes, tinha pinturas a Óleo, que não foram possíveis manter e conservar desse Bar, neste local. Em 1917 as instalações compreendiam três frentes, sendo uma para a “Rua dos Remolares”, a segunda para a “Travessa dos Remolares”, e a terceira mais conhecida a Avenida 24 de Julho (outrora Cais do Sodré). Passou de Taberna Irlandesa, a armazém e por sua vez loja do “Shipchandler” LUIZ GODINHO Limitada, pela mão de Dom Luiz Godinho, sendo a sua principal actividade nesse tempo a de fornecimento a Navios (Aprestos Marítimos). Nesse tempo a Loja começava na Avenida 24 de Julho onde ainda está, e terminava nas traseiras onde esteve a “Adega dos Canários” durante muitos anos. Por dificuldades financeiras antes dos anos 60, abdicamos de um espaço tão grande, ficando apenas com a frente virada para o Rio e com uma Cave de Raíz toda ela feita em Abóbodas.

Neste tempo foram feitos muitos Coletes de Salvação à mão, com lona de algodão e cortiça no seu interior, as Boias de Salvação também eram feitas à mão. Mais à frente os Balões de Cairo, mas sempre mantendo a comercialização dos Cabos de Aço e de fibra (1º LOGOTIPO da Empresa) e venda de ferragens.

Na década de 1970 com a 3ª Geração na empresa, começou a crescer, e por meados de 1980 começa expandir as suas Lojas para além de Lisboa (Cais do Sodré – Vela Latina) também em Cascais nas (Galerias) e Marina de Lagos (Algarve). A Empresa esteve presente em feiras Nacionais e Internacionais, colaborámos no desenvolvimento e crescimento do País. Estivemos presentes em vários Torneios de Vela, ao mesmo tempo com a Venda de Barcos (Optimist – Laser, 420 e os Primeiros Semi-Rígidos). Na década de 1990 o País cresce, as grandes obras surgem e estamos presentes. A partir do ano 2003 a Pesca e os Estaleiros sofrem cada vez mais, e a Empresa “acompanha” este declínio nas vendas. As diferentes crises que o País passa, apenas mostravam também que era necessário mudar aqui o nosso modelo.

A 4ª Geração entra na empresa em 1999, mas assume a Gerência apenas em 2013, dando um novo rumo e uma nova linha logo após a Crise Financeira de (2008 a 2011). Ganhámos confiança para ultrapassar novas dificuldades. O passa palavra dos nossos trabalhos executados no terreno com muitos anos, desde a Década de 1970 até aos dias de hoje com a nossa Mão-de-Obra, é notável. É reconhecida por todos. Iremos manter a venda e comercialização de Produtos Náuticos, desde a Decoração Náutica, à venda de Motores Fora-de-Borda, Barcos, Cabos Aço, Ferragens Aço Inox ou Galvanizadas, Correntes, Material de Salvamento, Cabos Fibra Natural ou Fibra Sintética. Iremos manter o “Know How” que vem do passado e foi bem transmitido. A nossa Mão-de-Obra hoje é especializada, com a Prestação de Serviços variada, desde a Sinalização e Montagem (Barragens, Lagoas, Praias e Corredores Náuticos), bem como da Arte Marinharia com nós e costuras nos mais diversos cabos de fibra nas Redes e Escadas, bem como Montagem de Redes Segurança, Camas Rede, Escadas ou Cabos Verticais (Cabos Aço e Ferragens Inox) para Decoração de Interior e Exterior ou termos de Segurança.

Em 2014 a nossa imagem de marca mudou! Começámos com a alteração do nosso LOGOTIPO, com a Imagem e Apresentação da nossa Loja.
As diferentes fases e transformações do Cais do Sodré também tem ajudado, a que cada vez mais Lisboa esteja mais bonita e cuidada especialmente na nossa Zona Histórica. Hoje, local obrigatório de passagem, com locais de requinte, Hoteis, Esplanadas, Cafés e Restaurantes para passeio e férias com a família. Um dos locais com maior diversidade de transportes. Passeios largos para circular, uma das melhores transformações que o Cais do Sodré teve nos últimos anos de restauro e reabilitação.

O Turismo cresceu como nunca, e vemos nos dias de hoje milhares de pessoas pelas ruas como nunca tínhamos presenciado (Pre-Covid).

Durante o ano 2021, deram início ao restauro e reabilitação de todo o Edifício onde nos encontramos (Exterior), iremos dar este seguimento no Interior da Loja no decorrer do próximo ano 2022. Foi adiado devido à “Pandemia”. Estamos também a tratar de todo o digital da empresa com o Site completo, Catálogos e Loja Online para que se sinta próximo, mesmo sem sair de casa.

Agradecemos sempre a sua visita, proteja-se para que possamos ter as ruas de novo com “vida”.
Consigo… desde 1917

As diferentes décadas da Empresa

Fevereiro de 2015, alteração do Lógotipo e imagem da empresa, passando a ter a designação “LGL” em conjunto com a introdução novamente da Caravela. Em baixo poderá visualizar as décadas de cada um.

Missão

“The Only way to do Great work, is to love what you do” Steve Jobs
(A única maneira de fazer um grande trabalho, é amar o que fazemos)

Respeito, Dedicação, Empenho, Orgulho… acompanhamos gerações! O nosso objectivo é continuar a servir o Cliente da melhor forma, com os nossos Serviços e Produtos de excelente qualidade. Algumas das Fábricas ainda nos acompanham ao longo destes anos todos ( muito poucas Centenárias), quer na Europa e Ásia. Tudo faremos para continuar a trabalhar em conjunto. A melhor forma de agradecer a todos os nossos Clientes pela confiança depositada ao longo destes anos é de que pretendemos continuar a contar consigo, desenvolvendo em conjunto ideias e soluções para cada Projeto que nos apresente. Queremos fazer a diferença no terreno em cada Projeto em que participamos, inovando com diferentes soluções, sendo pioneiros em algumas circunstâncias. Queremos continuar a ser uma referência no País!

Visão

“ If you don’t give up, you still have a chance” Jack Ma
( Se não desistires, continuas a ter uma chance)

APRESTOS MARÍTIMOS está inserida numa vastíssima área de Produtos Náuticos que envolve muitas outras áreas também. Com isso, pretendemos num futuro próximo, criar uma maior proximidade física com os Clientes, bem como disponibilizar um novo espaço para recepção das nossas Importações, bem como de Showroom e seleção de materiais para os Clientes. Já demos o passo nesse sentido no início de Março de 2020, mas nos próximos anos daremos conta do que iremos fazer. Contamos consigo.

Valores

“Alone we can do so little, together we can do so much” H.Keller.
( Sozinhos podemos fazer pouco, em conjunto podemos fazer muito mais)

Temos acompanhado as carências em muitas áreas e Instituições de caridade, IPSS que vemos pelo País fora. Desde 2014 que temos crescido e temos contribuído para melhorar os Serviços e Apoio Alimentar que nos solicitam para diversas Instituições. Não conseguimos chegar a todas infelizmente. Com as vendas vamos colaborando ao longo do ano. Esta é a única forma de vermos um País melhor, retribuindo e ajudando outros a levantar. Pretendemos seguir este caminho, e entregar ás novas Gerações um futuro promissor.